Nosso Século XXI (2ª Ed.)

Não mais que uma
província metida a besta

DANIEL LIMA - 16/09/2008


O Grande ABC não passa de uma província econômica e social metida a besta. Uma província politicamente fragmentada em sete pedaços que fingem se entender e se organizar mutuamente. Esse G7 de desigualdade social típica de regiões metropolitanas abandonadas institucionalmente por governos locais, estaduais e federal não perde a mania de grandeza artificializada pelo gigantismo populacional e por logomarcas corporativas que enchem as burras públicas.


Aliás, grandeza que transpira de forma arrogante na própria expressão com que é identificada, impressa nos tempos do chamado Brasil Grande, da ditadura militar, dos estádios de futebol batizados sempre no aumentativo; estádios que hoje, por falta de manutenção, estão em ruínas.


Caímos no conto do vigário de que bastaria grafar Grande ABC para que tudo se transformasse em sucesso, como num passe de mágica, num pó de pirlimpimpim.


Esse rompante revela a alma regional dualística, provocada pela proximidade com a Capital. Sofremos de Complexo de Gata Borralheira. Lutamos intestinamente contra a verdade dos fatos. Acreditamos que somos grandes quando nos bajulam, quando falam de nossa riqueza industrial, mas nos comportamos infantilmente como pigmeus intelectuais, com sentimento de inferioridade, quando nos referimos à São Paulo vizinha, pujante, cosmopolita no campo cultural, no esporte, na gastronomia, na educação, na publicidade.


Descobrimos, enfim, que estamos mais para Gata Borralheira do que para Cinderela. E aí nos apequenamos. Ou então reagimos de forma extemporânea, recusando desvantagens e cantarolando supostas vantagens. Aí negamos nossos problemas, misturamos as bolas e já não sabemos mais em que somos melhores, iguais ou piores do que a Capital.


Esse é um dilema sem fim que se expressa e se exaure no divã de uma psicanálise coletiva traumatizante. Ficamos entre a cruz da realidade e a caldeirinha do ilusionismo. Fabricamos heróis que não passam de embustes e desconhecemos ou subestimamos individualidades que enriquecem municipalidades ou a própria regionalidade, mas que não obedecem a lógica consumista de colunas sociais e de pautas jornalísticas competentes.


As mediocridades pessoais e institucionais do Grande ABC são expressivamente majoritárias e asfixiantes. Chegam ao ponto de impor mais que o silêncio. Exigem a cumplicidade dos competentes, dos indomáveis, dos inconformados. Poucos formam esse batalhão, é verdade, mas seriam capazes de dar uma ajeitada no quadro geral se não fossem instalados em gulags do esquecimento proposital, porque incômodos. Prevalece o pacto dos iguais, mesmo que os iguais sejam absolutamente inodoros e insípidos.


Nenhuma área geoeconômica do Brasil passou pelas torturas vivenciadas pelo Grande ABC nos anos 1990. A globalização atropelou com força a ingenuidade de ingresso sem acautelamento social e compensações econômicas no mercado internacional. Perdemos 100 mil empregos industriais com carteira assinada no período. Foi embora um terço do PIB (Produto Interno Bruto) regional. A morfologia econômica passou por choque anafilático. Estourou a bolha de prestadores de serviços e de estabelecimentos comerciais. Nitroglicerina pura numa área que se empobrecia e que por isso mesmo tornava martírio a disputa pela sobrevivência empresarial de pequeno porte.


Grandes conglomerados invadiram a região e agravaram quadro por si só desanimador pelo inchaço de empreendedores formais e informais. Grandes empreendimentos ficaram com os melhores nacos viários e logísticos. E não se moveu um dedinho sequer para ajeitar a situação de forma minimamente planejada. A ocupação se deu puramente por critérios mercantilistas. Foi um salve-se-quem-puder de extremo liberalismo econômico. Roberto
Campos avermelharia de constrangimento.


Entretanto, não foi por falta de alerta que o Grande ABC mergulhou no seletivismo de investimentos em comércio e serviços. Lideranças políticas, sociais e empresariais imitaram crianças diante do perigo iminente: calaram-se atemorizadas. Mais que isso, em seguida dobraram-se às conveniências temporais e corporativas ao fingirem que nada tinham com o andar da carruagem de fogo de destruição ou aniquilação dos pequenos negócios. Havia um pacto de conformismo a imantar as relações institucionais. Teimosamente se aprofundava a idéia central de que assumir os golpes com emudecimento era a melhor saída, porque pareceria a todos que as dificuldades eram individuais, provavelmente de incompetência gerencial. Assumir que a imensa vitrine de prosperidade do Grande ABC estilhaçava a olhos vistos diante do bombardeio de uma globalização ensandecida seria a confissão de um crime ainda maior, o crime de esgarçamento das forças supostamente representativas de uma sociedade que, ao longo de décadas, dormiu no berço esplêndido do desenvolvimento econômico autárquico.


O Grande ABC é uma imensa casa da sogra com mais de 2,5 milhões de habitantes e uma mobilidade social só existente na cabeça de acadêmicos que, num lance de pirotecnia estatística, transformam miseráveis em pobres, pobres em remediados e remediados em classe média quando, de fato, os valores monetários que parametrizam os compartimentos dessas classes sociais estão descolados da realidade prática.


Essas traquinagens estatísticas não resistem ao dia-a-dia de um supermercado, de custos com habitação, de financiamentos a perder de vista de bens de consumo domésticos. A classe média brasileira alardeada por pesquisadores chapas-brancas não tem recursos financeiros para mais que uma sessão de cinema mensal. Não passamos de quatro milhões de assinantes de televisão a cabo ou assemelhados no Brasil. A população favelada é muito maior que o número de consumidores de TV paga. O Grande ABC acentua essas deformações, menos aos olhos dos triunfalistas de sempre.


Esse triunfalismo vazio tem muito a ver com as reações do Grande ABC interesseiro que, nos anos 1990, fechou os olhos para a derrocada industrial, para a quebra da mobilidade social, para o esfacelamento da cadeia produtiva e, embasbacado, enalteceu a chegada de hipermercados, de supermercados, de franquias e, principalmente, de shoppings. Nada contra a modernidade, porque ninguém é de ferro em matéria de consumo. Entretanto, o alheamento crítico ao outro lado da moeda dos investimentos seletivos constitui-se em crime de lesa-região.


Continuam os incautos a idolatrar a indústria
automotiva, esquecendo que há chineses e
indianos cada vez mais fortes e predadores


Mesmo nestes tempos de estabilidade econômica, com crescimento médio do PIB nacional de mais de 4% ao ano, mesmo com a indústria automobilística batendo recordes sobre recordes, o futuro do Grande ABC é muito mais que um imenso ponto de interrogação. Continuam os incautos a idolatrar a força da indústria automobilística. Esquecem que somos reféns de uma atividade duramente competitiva, de tentáculos mundiais. Chineses e indianos predatórios em direitos trabalhistas e negligentes em cuidados ambientais chegam cada vez mais fortes e devastadores. O saldo comercial já acusa os golpes. A participação relativa de exportações para países estratégicos da pauta brasileira, também.


Somos vítimas de uma variável da doença holandesa e não nos damos conta do perigo disso para a estabilidade social e econômica. Nossa doença holandesa é a indústria automotiva, que infla os cofres públicos de recursos tributários, que garante os melhores empregos, que transmite a sensação de que estamos nos recuperando estruturalmente, mas que, de fato, nestes tempos de produção recordista, não passa de mais uma etapa de dose maciça de morfina macroeconômica para sustentar um corpo em processo de esclerose múltipla.


Longe de mim sugerir que se exploda nossa indústria automotiva, como algum idiota da simplicidade seria capaz de entender. Seria como acabar com a exploração do petróleo nos países em que a doença holandesa original praticamente dizimou outros setores produtivos por conta de valorização da moeda local e da impraticabilidade de competir internacionalmente, além dos estragos provocados pelo transbordamento de importações.


O que não podemos é continuar com essa falsa saga vitoriosa de que principalmente as montadoras de veículos, de visibilidade internacional, nos assegurarão a Estrada de Damasco. Pegamos o desvio do inferno social e não nos damos conta disso. Experimentem morar num sobrado cara a cara com pedintes, em vez de apartamentos fortificados. Abram mão de seguros de veículos ou de carros blindados. Procurem um emprego mais rentável.


Por mais paradoxal que possa parecer, o fato é que quanto mais os recursos tributários do Grande ABC dependerem das montadoras de veículos, mais estaremos cavando a própria sepultura. Os coveiros não são os irrequietos que apontam os problemas, mas os triunfalistas de mentiras adocicadas, incapazes de enxergar a próxima esquina de alternativas econômicas complementares.


Ou buscamos para valer a diversidade econômica, acrescendo à indústria de transformação atividades de serviços que enriqueçam os produtos e também outras matrizes produtivas, ou seguiremos na marcha batida de nos sujeitarmos à ciclotimia nacional e internacional de uma atividade cada vez mais complexa.


Ou não seria arriscado demais depositar irrefletidamente todas as fichas num cesto em que novos produtores surgem em cena com revolucionários custos e preços finais? Ou que está na alça de mira de restrições por conta dos danos ao meio ambiente? Sem falar do caos logístico que a Região Metropolitana de São Paulo, insana e indomável, sintetiza como obra da incompetência de sucessivos governos da Capital e do Estado, sob as barbas de uma Imprensa que se deixa levar por agendas de grupos de pressão que só cultivam o próprio umbigo de interesses corporativos e pessoais.


A doença holandesa do Grande ABC não será minimizada ou eliminada com destrambelhada destruição da indústria automotiva. A compactação, a modernização, a reorganização e a competitividade da atividade já se deram ao longo dos anos 1990. Naquele período, a descentralização foi regada a guerra fiscal e remanejamentos de produtos. Ficaram por aqui veículos apropriados à mão-de-obra culturalmente mais preparada mas também de custos mais elevados, de consumidores mais endinheirados. Veículos populares ganharam outras plantas.


Fosse apenas esse turbilhão, ainda haveria quem pudesse salvaguardar irrefletidamente a manutenção do quadro regional. Os desequilíbrios da abertura comercial e financeira erodiram as estruturas do parque de autopeças familiar construído ao longo de décadas. Resistiram apenas algumas dezenas de exemplares. Dos filiados da desativada Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas Industriais, sediada em Santo André e surgida da resistência ao sindicalismo dos anos 1980, que colocava no mesmo compartimento grandes e pequenos negócios, praticamente não restou um sobrevivente sequer. Seria mesmo milagre absorver impactos locais, nacionais e internacionais. Quem não abriu o bico partiu para outros endereços menos belicosos no campo trabalhista ou teve o quadro societário substituído por identidades estrangeiras de grandes redes de suprimentos.


O que o Grande ABC precisa é de um Plano Marshall, desencadeado após minucioso estudo que faria emergir um Planejamento Econômico Estratégico. Trata-se de um sonho! A medida resultaria sobretudo de engajamento da sociedade, dos governos locais e dos empreendedores. Qualquer receituário diferente dessa ação tripartite correria o risco de aplicar tratamento oncológico a paciente obeso.


O problema é que essa turma de frente não se entende, exceto em relações de interesses restritos, de vantagens específicas, que nada têm a ver com o conjunto da obra. O Grande ABC é um exército de Brancaleone institucional, mas passa a terceiros apressados em oferecer carimbos a idéia de que se trata da Orquestra Sinfônica de Berlim.


Muito dessa imagem falseada e distorcida se deve ao endeusamento ignorante do Consórcio de Prefeitos, da Câmara Regional e da Agência de Desenvolvimento Econômico — Cavaleiros da Esperança que se transformaram em Cavaleiros do Apocalipse. De vez em quando um jornalista despreparado reproduz ilusões de fontes viciadas, transbordantes do outro lado da trincheira de informação e pródigas em industrializar sucatas na forma de preciosidades.


A Câmara Regional só existiu nos primeiros tempos de lançamento, quando o então prefeito Celso Daniel mobilizava cabeças pensantes da região e se construíram séries de programas que, quase todos, não saíram do papel. Teoricamente presidente do organismo que associaria forças políticas, sociais e econômicas do Grande ABC e a nata do governo do Estado, a Câmara Regional foi um castelo de areia que se desfez à medida que Mário Covas e Celso Daniel morreram. Principalmente o prefeito de Santo André. Aliás, mesmo Celso Daniel ficou desiludido com o organismo quando prefeito de Santo André. Tanto que retomou a agenda municipal ao perceber que estava praticamente sozinho no salão de festas de convivas dispersos nos cantos da idiossincrasia política e partidária. O lançamento do Projeto Eixo Tamanduatehy com pompa e circunstância no legendário Palácio de Mármore foi a senha do então prefeito aos novos velhos tempos de administração municipal, depois do descarrilamento da integração regional.


A Agência de Desenvolvimento Econômico faz ações seletivas, vagarosas e de resultados quase imperceptíveis para o universo de empreendedores. É espécie de Arca de Noé a arrebanhar poucas dezenas de empresas de algumas atividades industriais na tentativa saudável, mas frágil, de salvar espécies.


O orçamento da instituição concorre com o de qualquer organização assistencial de periferia. Pior ainda, porque as Madres Terezas e os Freis Galvão que repassam solidariedade aos excluídos sociais ao menos se viram como podem e arrecadam receitas com eventos sociais. A Agência de Desenvolvimento Econômico vive integralmente de recursos de terceiros, repassados automaticamente. Já viveu crise por causa da inadimplência de entidades empresariais movidas a sabotagem política.


O Consórcio de Prefeitos de fato é um Clube de Prefeitos, com gestões ziguezagueantes, erráticas, sem eira nem beira, porque obedecem ao projeto do comandante da temporada. O mandato em rodízio de 12 meses está subordinado a acomodações partidárias. As medidas de interesse regional não passam em larga parte de idealizações que se esboroam na ausência de pragmatismo orçamentário ou são desarticuladas com a sutileza típica da política quando apenas um ou outro Município de fato levará vantagem.


O Grande ABC não sabe praticar a flexibilidade previdente e restauradora do G7, que pode ser G2, G3, G4, G5 ou G6, dependendo das circunstâncias e das necessidades. A rigidez é subproduto do amesquinhamento político coletivo. As individualidades de talento político-partidário acabam sufocadas pelo contexto. Política partidária é um jogo de empurra-empurra no qual cada um sabe exatamente até que ponto pode alçar vôo desgarrado do restante da companhia da qual se nutre. E o limite é, invariavelmente, a territorialidade física municipal, no caso do Grande ABC.


O Grande ABC, como se nota, é vítima do separatismo dos anos 1950, quando os emancipacionistas tinham mil motivos para acreditar que a divisão do território ofereceria maiores condições de gestão pública e melhores ângulos para o reconhecimento individual.


Talvez tenham acertado na mosca, porque a subdivisão da Capital em 27 administrações regionais insinua a relevância de espécies de subsidiárias, um modelo do capitalismo empresarial. Entretanto, faltou combinar com os russos que o modelo provocaria deseconomias de escalas nestes tempos de descentralização do naco operacional, mas de absoluto controle da gestão estratégica. O Grande ABC, como provam as instituições que supostamente o representam, não passa de um bicho de sete cabeças que se imaginam comandantes individuais das demais. A gestão de Adler Kiko Teixeira, prefeito de Rio Grande da Serra, à frente do Clube dos Prefeitos, foi a consagração desse divisionismo sem hierarquia e sem maturidade dimensional.


Desde o Plano Real, em 1994, perdemos
PIB equivalente a uma Santo André. O mais
dramático é que não há retomada confiável


Evidentemente, longe está o Grande ABC de vir a ser conhecido como Triângulo das Bermudas, onde tudo desaparece. Não corremos esse risco nem mesmo com a doença holandesa da indústria automobilística. Resistimos por inércia, como os últimos números de PIB municipal apontam. Recuperamos nos primeiros cinco anos do governo Lula da Silva dois terços do que perdemos nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso.


À primeira vista a informação é um bálsamo, mas convém contrapor que o terço perdido significa uma Santo André inteira de produção de riqueza econômica que se evaporou no período, quando se comparam os números de 2007 com os de 1994, quando foi implantado o Plano Real. Mesmo para quem não entende patavina de economia, o desaparecimento equivalente a uma Santo André é mais que suficiente para compreender o tamanho das dificuldades que enfrentamos no período.


O mais dramático em tudo isso é que o Grande ABC não foi capaz de fincar estacas que possam garantir retomada econômica estruturalmente confiável. Dependemos largamente da macroeconomia nacional e internacional e, mais que isso, nos sujeitamos demais, demasiadamente, ao destino sobre-rodas das montadoras.


Quando conseguirmos juntar numa mesma e objetiva sessão de massoterapia institucional o corporativismo sindical, a arrogância acadêmica, o egoísmo empresarial, a insensibilidade pública e a lobotomia social, teremos percorrido uma distância enorme e, finalmente, começado a entender o significado de pertencer a este território especial dentro das regiões metropolitanas do País.


Nossas individualidades mais nobres vivem dispersas — quando não em posições intransigentemente antagônicas. Com isso, oferecem espaços físicos, temporais e hierárquicos para uma maioria de oportunistas que vêem o futuro pela lente de contato cor-de-rosa do imediatismo e que têm a profundidade filosófica, ética e moral de uma lâmina de água no asfalto.


Leia mais matérias desta seção: Nosso Século XXI (2ª Ed.)

Total de 35 matérias | Página 1

16/09/2008 Primeiro escalão dita ética e responsabilidade social
16/09/2008 Wikimundo, um novo modelo de gestão regional
16/09/2008 Cidades são protagonistas da solidez regional
16/09/2008 Plantamos regionalidade, mas não sabemos colher
16/09/2008 Da comunicação que temos para a que queremos
16/09/2008 Praticar uma sólida agenda cultural ainda é utopia
16/09/2008 Não mais que uma província metida a besta
16/09/2008 Que as futuras gerações perdoem nosso voo cego
16/09/2008 Bandido não vê fronteiras, mas nossas cidades sim
16/09/2008 Participação popular é um marco revolucionário
16/09/2008 Somos uma colcha de retalhos (e descosturada)
16/09/2008 Regionalidade passa por democracia participativa
16/09/2008 Quando a atenção básica é (quase) tudo em saúde
16/09/2008 O futuro aos pequenos empreendimentos pertence
16/09/2008 Regionalizar serviços de saúde é a grande solução
16/09/2008 Quando a cooperação é estratégia competitiva
16/09/2008 Perdemos a vanguarda de consórcio público?
16/09/2008 Educação é central no desenvolvimento humano
16/09/2008 Xô apatia! Vamos fazer nossa revolução cidadã